CURRÍCULO dos PALESTRANTES

Drª. María Teresa Quiroz Velasco

Doutora em Sociologia pela Universidade Nacional Mayor de San Marcos. Professora e pesquisadora da Faculdade de Comunicação. Ex-presidente da Federação Latino-Americana de Faculdades de Comunicação Social (FELAFACS) e ex-presidente do Tribunal de Ética do Conselho de Imprensa peruana. Autora de Todas as Vozes; Comunicação e educação no Peru; Jovens e internet; Entre pensar e sentir; A era da tela: tecnologias interativas e jovens peruanos; Sem muros; e Aprendizagem na era digital.

Palestrante Internacional

Dr. Ismar de Oliveira Soares

Professor Titular Sênior da Universidade de São Paulo. Bacharel em Geografia e Licenciado em História pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena, SP (1965). Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero (1970). Mestre (1980) e Doutor em Ciências da Comunicação (1986) pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado, em 2000, pela Marquette University Milwaukee,WI, USA. Jornalista responsável pela revista Comunicação & Educação, da ECA/USP, desde 1994 até a presente data. Pesquisador FAPESP, ressemantizou, em 1999, após pesquisa realizada junto a uma amostragem latino-americana, o neologismo Educomunicação para designar um campo emergente de intervenção social na interface comunicação/educação. Promoveu, em 2002, o Projeto Educom.TV. Promoveu, entre 2001 e 2004, o Projeto Educom.rádio. Presidiu, entre 2001 e 2009, a UCIP - Union Catholique Internationale de la Presse, com sede em Genebra, Suíça. Membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, do Vaticano,de 2001 e 2009. Coordenou o Departamento de Comunicações e Artes da EC/AUSP por dois quatriênios. Coordenou a implementação da Licenciatura em Educomunicação junto à Escola de Comunicações e Artes da USP (2011), exercendo, atualmente, a função de Coordenador Pedagógico do curso. Atualmente, preside a ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação. Autor de 50 artigos sobre Educomunicação. Membro do Conselho Diretor do OLCAMI - Observatório Latinoamericano y Caribeño de Alfabetización Midiática e Informacional, com sede na cidade do México.

Palestrante Nacional

Drª. Ademilde Silveira Sartori

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora Titular do Departamento de Pedagogia da UDESC.É sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação, coordena o Laboratório de Mídias e Práticas Educativas - LAMPE/FAED/UDESC. É Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Tem experiência na área de Educação e Comunicação, com ênfase em tecnologia educacional e formação de professores. Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação e educação, educomunicação, mídia e educação, ecossistemas comunicativos. É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia (EducomFloripa), CNPq/UDESC.

Palestrante Estadual

Please reload