A Educomunicação Socioambiental no Contexto da Cultura Oceânica

Olga Oliveira (Florianópolis,SC)| Equipe da Cobertura Colaborativa dos Colóquios*


Na manhã de quinta-feira, 11 de março, o Dr. Leopoldo Cavaleri Gerhardinger (PainelMar) participou da mesa "Educomunicação Socioambiental no contexto da Cultura Oceânica" apresentando, através de uma linha do tempo, as experiências do Coletivo Memórias do Mar. Destaca que a arte, sensibilização, música, fotografia, vídeos e outras práticas tecnológicas estão presentes em quase todas as atividades do Coletivo. "É a Educomunicação na prática!", afirma.


Gerhardinger apresenta uma vasta rede de parceiros que atuam nas áreas de pesquisas, grupos de formação, mecanismos de autogestão junto às comunidades, envolvendo principalmente as comunidades pesqueiras, num trabalho de suporte e formação socioambiental.


Para ele, a Década dos Oceanos traz consigo grandes desafios para as instituições públicas, de gestão pública ambiental e acadêmicas ligadas às ciências marinhas, na medida que tomamos consciência do sentido e profundidade das transformações necessárias das relações entre sociedade e ambiente. O desafio, portanto, é articular a tríade pesquisa, educação e extensão a partir de projetos de intervenção para a garantia dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 - Vida na Água.


Ainda sobre ações de políticas públicas para os oceanos, o oceanógrafo cita que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou a versão em português do kit pedagógico “Cultura oceânica para todos”, onde podemos encontrar 133 vezes a palavra educação, 11 vezes comunicação e cinco vezes a palavra cidadania.


Mapa Mental - Ecossistema Educomunicativos

Para finalizar, Leopoldo apresenta contribuições de um estudo para mapear e analisar o ecossistema educomunicativo costeiro-marinho que norteiam as ações do Coletivo. Abaixo disponibilizamos a linha do tempo apresentada por Cavaleri para contar a história do Coletivo Memórias do Mar e suas ações.



Quer ver todas as temáticas que estão sendo abordadas nos Colóquios? Acesse o site, confira a programação e

inscreva-se!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

* Uma equipe com voluntários(as) de diversos lugares do país está contribuindo com a cobertura dos Colóquios de modo colaborativo. Críticas e sugestões podem ser feitas em coberturacolaborativaeducom@gmail.com

35 visualizações

© 2018 - 2021 por Educom Floripa

  • Instagram
  • Facebook Social Icon