Colóquios trazem em sua abertura homenagem, poesia e troca de saberes educomunicativos

Texto: Marcela Brito (Cuiabá, MT)| Narração: Suzane Faita (Lages, SC)

Equipe da Cobertura Colaborativa dos Colóquios*

_____

🔈Ouça a notícia 🎧

Prof. Dr. Rafael Gué Martini e Tiago Coimbra, intérprete de Libras, dão as boas-vindas aos Colóquios de Educomunicação
Prof. Dr. Rafael Gué Martini e Tiago Coimbra, intérprete de Libras, dão as boas-vindas ao Evento

Foi com o silêncio em homenagem às vítimas da Covid-19, e para celebrar o momento presente, que ocorreu a abertura do VIII Colóquio Ibero-americano de Educomunicação e IX Colóquio Catarinense de Educomunicação, com edição online nesta terça-feira (09). Os sentimentos e saberes foram partilhados no evento cujo a temática é a Educomunicação em tempos de Pandemia: práticas e desafios. Entre os destaques da abertura estiveram a áudio-descrição no início das falas dos participantes e a valorização da inclusão com intérpretes de Libras.


Quem comandou a Cerimônia de Abertura foi Rafael Gué Martini, Doutor em Educação na linha de Tecnologia Educativa, integrante do Grupo de Pesquisa Educom Floripa (CNPq/UDESC) e do Laboratório de Educação Linguagem e Arte (LELA/CEAD/UDESC), que destacou a importância do empenho da organização em realizar um evento 100% digital para poder chegar a todos os cantos com uma a temática tão essencial em um contexto de pandemia.

Prof. Dr. Rafael Gué Martini, Tiago Coimbra (intérprete de Libras) e Professora Cleia Demétrio.
Prof. Dr. Rafael Gué Martini, Tiago Coimbra (intérprete de Libras) e Professora Cleia Demétrio.

Convidada para compor a mesa (ou compartilhar a tela), Profa. Cléia Demétrio Pereira, Diretora de Extensão do Centro de Comunicação à Distância da UDESC, afirmou que estamos no momento desafiador e a inserção nesta cultura digital é a saída para a realidade de isolamento social e interação com o meio digital. "Falar em Educomunicação neste período é fundamental, e este movimento tem dado resposta para o mundo".

O Intérprete de Libras, Tiago Coimbra, ao lado de Fábio Holthausen (FAPESC)
Tiago Coimbra, intérprete de Libras, ao lado de Fábio Holthausen (FAPESC)

Os Colóquios contam com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). A instituição de fomento foi representada na abertura do evento por seu presidente, Fábio Zabot Holthausen, que reafirmou a importância de promover a ciência em um ecossistema com os agentes de fomento. "Quando pensamos nos colóquios em 2020, antes da pandemia e ainda no presencial, não sabíamos o quanto o tema seria relevante para o nosso momento atual como está sendo agora. Ressaltamos a importância dessa discussão e ampliação para novos espaços que vão além das salas de aula, é uma nova realidade".

Vice-reitor da UDESC, Luiz Antonio Ferreira Coelho
Vice-reitor da UDESC, Luiz Antonio Ferreira Coelho

Para o vice-reitor da UDESC, Luiz Antonio Ferreira Coelho, a homenagem realizada na abertura dos Colóquios nos leva a uma profunda reflexão sobre este momento desafiador, e o quanto é oportuno falar sobre a Educomunicação, e de uma forma mais efetiva de comunicação. "Acreditamos que o evento tem muito a construir. Parabenizo a organização por se organizar neste contexto e realizar este evento online, estão de parabéns".


Descobrindo-se, videopoema

O momento de abertura também foi permeada por arte e poesia com a apresentação do videopoema do mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da UDESC, Marcelo Lorensi Bertoluci. A apresentação com o título "Descobrindo-se" foi um dos selecionados no concurso Itaú Cultural. A descrição da libertação de um pássaro desde as cascas do ovo, onde fora fecundo, até o alçar voos altos, com o horizonte do pôr do sol da cidade de Florianópolis, levou os participantes à sensível sensação de voar junto ao pássaro que se descobriu desbravador.


Após a cerimônia inicial, iniciou-se a Conferência de abertura: A tela multipartida: metáfora da Covid-19, com o Professor Dr. Joan Ferrés (Espanha), sob a mediação da idealizadora do evento, a Professora Dra. Ademilde Sartori.


Os Colóquios começaram nesta terça-feira (09) e seguem até o dia 19 de março com uma programação cheia de partilhas e práticas educomunicativas. Confira a programação completa e inscreva-se!

* Uma equipe com voluntários(as) de diversos lugares do país está contribuindo com a cobertura dos Colóquios de modo colaborativo. Críticas e sugestões podem ser feitas em coberturacolaborativaeducom@gmail.com



63 visualizações

© 2018 - 2021 por Educom Floripa

  • Instagram
  • Facebook Social Icon