Educomunicação na escola



No dia 12/03, às 09h, no VIII Colóquio Ibero-americano de Educomunicação e o IX Colóquio Catarinense de Educomunicação teremos a palestra: Educação remota e uso de tecnologias na educação: o que aprendemos, com a Dra. Sara Trindade da Universidade de Coimbra (Portugal) e como mediadora a professora Roxana Cabello (UnGS - Argentina).


A rotina da maioria dos educadores mudou com a pandemia da covid-19 e trouxe uma realidade diferente, a qual não estávamos acostumados. Foi preciso adaptar as formas de ministrar os conteúdos com a implementação do ensino remoto. Lembramos que a principal característica do ensino remoto é a transmissão das aulas em tempo real, permitindo que o aluno observe, reflita e argumente sobre o assunto juntamente com o professor e a turma.

Diferentemente da Educação a Distância (EAD), que trata do planejamento de cursos completamente ministrados à distância, prioritariamente com aulas gravadas, o ensino remoto veio como uma medida emergencial e temporária para que as instituições pudessem cumprir o cronograma escolar em tempo real. Para isso, muitas escolas utilizaram diversas tecnologias que possibilitam a interação ao vivo, como as plataformas Google Sala de Aula, Zoom, Skype, Google Hangouts, entre outras.

Nós, educomunicadores, sabemos que não é de hoje que a tecnologia se tornou uma grande aliada da educação e, inclusive, passou a ser compreendida como uma das 10 competências gerais da BNCC. Com isso, o ensino remoto se une às inovações que já estavam rompendo com o modelo pedagógico tradicional, como a Educação 4.0 e a Sala de Aula Invertida, por exemplo, melhorando o desempenho do aluno e dinamizando o aprendizado. A Dra. Sara Trindade em sua palestra vai nos ajudar a entender melhor todo este contexto e seus aprendizados.

Sobre a palestrante: Dra. Sara Trindade

Doutora em História, Professora da Universidade de Coimbra, no departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras. É investigadora no Grupo Humanidades Digitais e no Núcleo de Estudos em Pedagogia no Ensino Superior do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, UCoimbra, integrando a equipe de coordenação do referido Centro. Também é investigadora no Grupo Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local da UAB onde desenvolve projetos com mulheres encarceradas e educação pelo cinema.

Participa de diversos grupos de pesquisa brasileiros em temas como formação de Professores, Tecnologias Educativas e Cinema na Educação. Acesse e confira as publicações da palestrante: Google Scholar

Lembramos que os eventos têm como tema central “Educomunicação em tempos de pandemia: práticas e desafios”. Clique aqui e confira toda programação.


Assessoria de Comunicação: Olga Oliveira (004257)

Fone: (48) 99616-7745

E-mail: coloquioeducomfloripa@gmail.com


78 visualizações