Educomunicação Socioambiental e os ODS estão na pauta do terceiro dia dos Colóquios



A palestra “A Educomunicação Socioambiental no contexto da Cultura Oceânica'' iniciará as atividades do terceiro dia dos Colóquios. Ela será ministrada pelo Dr. Leopoldo Cavaleri Gerhardinger, (PainelMar) e terá como mediador o professor Dr. Rafael Gué Martini.


Você sabia que a Educomunicação Socioambiental é uma linha de ação do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) que cuida da articulação de ações de comunicação para a Educação Ambiental? Ela proporciona meios interativos e democráticos de produção de conteúdo e disseminação de conhecimentos através da comunicação ambiental voltada para a sustentabilidade e disseminação de conhecimentos através da comunicação ambiental voltada para a sustentabilidade. Possui dois sentidos que lhe conferem extrema importância: o sentido de quem produz e transmite o conhecimento e aquele de quem recebe tais informações. Portanto é um campo do conhecimento que, através de um espaço comunicativo de massa, transmite os ensinamentos socioambientais.


Ao falar de Educomunicação Socioambiental na cultura oceânica, os Colóquios também trazem a tona a temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no ponto 14, que trata da Vida na água - Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável .


Sobre o palestrante: Dr. Leopoldo Cavaleri Gerhardinger



É Secretário Executivo do Painel Brasileiro para o Futuro do Oceano (PainelMar) – PhD em Ambiente e Sociedade pela (Universidade Estadual de Campinas). Realiza pesquisa-ação em áreas costeiras e marinhas e atua com educomunicação no contexto das redes de conhecimento-ação.

Doutor pelo Programa Interdisciplinar em Ambiente e Sociedade no Centro de Estudos Ambientais (NEPAM), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Oceanografia (Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina) e mestrado em Conservação (University College London, Reino Unido). Atualmente é bolsista de Pós Doutorado FAPESP no Instituto Oceanográfico da Universidade Estadual de São Paulo, no Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha. Deseja saber mais sobre o palestrante? Acesse aqui!


Lembramos que os eventos têm como tema central “Educomunicação em tempos de pandemia: práticas e desafios”. Clique aqui e confira toda programação.


Assessoria de Comunicação: Olga Oliveira (004257)

Fone: (48) 99616-7745

E-mail: coloquioeducomfloripa@gmail.com


12 visualizações