Formação de professores no campo da educomunicação



Com o tema “Educomunicação e formação inicial de educadores”, Dra. Maria Teresa Quiroz (Universidade de Lima, Peru) abre as atividades do oitavo dia dos Colóquios, às 10h, do dia 19/03. A mediadora será a doutora Ademilde Sartori (UDESC).


Em publicação, no site Brasil Escola, Jussara Borges, escreve que a Educomunicação é conceituada como o “método de ensino no qual a comunicação em massa e a mídia em geral são usadas como elemento de educação. É também um campo de convergência entre a educação e outras ciências humanas, que começou a surgir a partir dos anos 70, pela Escola de Comunicação e Artes da USP (Universidade de São Paulo)".


Segundo Ismar de Oliveira Soares, coordenador e fundador do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP), precursor da educomunicação no Brasil, o trabalho docente voltado para as práticas de utilização de recursos da mídia torna os alunos críticos diante dos fatos sociais e dos meios de comunicação, “transformando o espaço escolar num grande espaço para a produção de rádio, música, revista, jornal, teatro, através de um processo democrático”. Mas é necessário “que os conceitos sejam produzidos de forma coerente com a verdade científica e coerente com os anseios da cidadania, associando-os. Isso é educomunicação”.


A palestra “Educomunicação e formação inicial de educadores” vai nos inserir ainda mais neste campo e trará novas perspectivas na formação de educadores.


Sobre a palestrante: Dra. Maria Teresa Queiroz

É da Universidade de Lima - Peru. Doutora em Filosofia. Pesquisadora do Instituto de Investigação Científica. Com larga trajetória em tecnologias na educação, cultura midiática e digital. Colabora com o evento há vários anos, pois é referência histórica na área.

Acesse o site! Confira a programação completa do evento e inscreva-se!

Assessoria de Comunicação: Olga Oliveira (004257)

Fone: (48) 99616-7745

E-mail: coloquioeducomfloripa@gmail.com


25 visualizações