REUNIÃO ONLINE DA ABPEDUCOM: JUNTOS ENFRENTANDO OS DESAFIOS DA PANDEMIA

Texto: Marcus Vinicius de Souza Nunes (Florianópolis, SC) | Narração: Paula Helena Ruiz (Rio Verde de Mato Grosso, MS)

Equipe da Cobertura Colaborativa dos Colóquios*

______

🔈Ouça a notícia: 🎧

Integrantes da ABPEducom SC reunidos durante reunião aberta

Não é de hoje que a ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação) têm pensado estratégias de inovação para a democratização do saber, para a defesa da educação e formação de educadores que transitam nas mais variadas linguagens comunicativas e tecnológicas. Ao longo de 10 anos de sua história a ABPEducom e a ABPEducom SC, sua regional em Santa Catarina, são protagonistas neste cenário, com a produção de material técnico, teórico-reflexivo, com inserções práticas e parcerias com diversos setores e organizações no país e fora dele.


Felipe Saldanha - Diretor de Comunicação Nacional da ABPEducom

Na reunião aberta online, que ocorreu às 17h do dia 09 de março, no canal Youtube do VIII Colóquio Ibero-Americano e IX Colóquio Catarinense de Educomunicação, o Diretor Nacional de Comunicação da Associação, Felipe Saldanha, fez uma breve e instigante apresentação dos vários projetos e atividades conduzidos durante o ano de 2020. Segundo Saldanha, um resumo muito pequeno de tudo o que se tem feito, mas que nos dá uma ideia da importância do trabalho de associados em todo o Brasil na educação e “na defesa dos ideais da Educomunicação”, ligados por natureza aos objetivos do desenvolvimento sustentável.


Entre os exemplos apresentados por Saldanha destacam-se a produção dos livros “Cultura infantojuvenil na perspectiva da Educomunicação” e “Educomunicação, transformação social e desenvolvimento sustentável”. Além disso, a Associação produziu um Ciclo de Lives para refletir sobre as práticas educomunicativas, em especial no momento de pandemia em que vivemos. Também uma série de podcasts foi produzida, chamada “Educação midiática e Educomunicação”, debatendo desde a inserção de mídias no contexto pedagógico do ensino fundamental e médio, até temas candentes como as “fake news”. Estes e outros materiais, bem como outras informações, encontram-se no site da associação .


É importante destacar a parceria com outros grupos de pesquisa, outras associações e organizações da sociedade civil como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) que têm por objetivo a colaboração em todas as iniciativas que buscam defender a educação e a ciência no Brasil.


Rafael Gué Martini, representando ABPEducom Santa Catarina, e Giliard, Intéprete de Libras

O professor Dr. Rafael Gué Martini, do grupo Educom Floripa (UDESC) apresentou o trabalho da ABPEducom SC. No estado a Associação, além de uma intensa produção bibliográfica e acadêmica, tem feito parcerias com organizações colaborando com a formação para a prática educomunicativa. Para a Rede Municipal de Ensino de Florianópolis a ABPEducom SC ofertou no ano de 2020, em parceria com o Grupo Edumídia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), uma formação em Educomunicação em 14 oficinas. Este trabalho visou desenvolver a 5ª Competência da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a Cultura Digital, introduzindo os docentes e demais profissionais da educação da rede municipal nas linguagens e práticas educomunicativas. Martini sublinhou que a Associação também tem se envolvido com atividades com Organizações da Sociedade Civil, como o Projeto “Horizonte Oceânico Brasileiro”, que é um trabalho de advocacy em defesa da “Amazônia azul”, da costa e oceano brasileiros.


Em um momento de perguntas e partilha que se seguiu às falas dos professores, ficou evidente a riqueza de produção acadêmica, de inserção social e do empenho dos membros da ABPEducom em pensar a trabalhar por uma radical transformação dos paradigmas da educação. O convite feito por Felipe Saldanha e por Rafael Martini para que pesquisadores e profissionais se associem na ABPEducom tem um caráter mais que institucional e acadêmico, mas é uma proposta de participação em uma rede de agentes de inovação e transformação social, que sonham e lutam por um futuro inclusivo, democrático, plural e diverso para a educação.

Confiram a programação do evento online que segue até o dia 19 de março. Inscreva-se!

* Uma equipe com voluntários(as) de diversos lugares do país está contribuindo com a cobertura dos Colóquios de modo colaborativo. Críticas e sugestões podem ser feitas em coberturacolaborativaeducom@gmail.com

48 visualizações

© 2018 - 2021 por Educom Floripa

  • Instagram
  • Facebook Social Icon