PROPOSTA DE PRODUÇÃO

RESUMO

 

O VIII Colóquio Ibero-americano e IX Colóquio Catarinense de Educomunicação - que em 2021 será realizado em formato online - contará com a proposta de uma Cobertura Colaborativa, feita para e pelos inscritos no Evento. Poderão participar pesquisadores, estudantes, profissionais de diferentes áreas e toda e qualquer pessoa acima de 18 anos que tenha interesse em se aprofundar em práticas educomunicativas e experienciar diferentes linguagens e ferramentas midiáticas.

 

A proposta visa a criação de equipes (com capacidade máxima de 15 pessoas em cada uma delas) para a realização da Cobertura Colaborativa (Cob-Colab) em quatro diferentes núcleos de produção: Vídeo, Design, Podcast e Textos para Web. Ao todo, serão 12 horas de conteúdos práticos e formativos, com certificação ao final do projeto. Não será necessário conhecimentos prévios por parte dos participantes e, cabe salientar, que a participação tem caráter estritamente voluntária.

 

Ainda que o  VIII Colóquio Ibero-americano e IX Colóquio Catarinense de Educomunicação  aconteça em março de 2021, a Cob-Colab iniciará a pré-produção em  8 de fevereiro, com um encontro inicial (2h) para dar as boas-vindas à equipe e, ao longo das semanas seguintes, os participantes passarão por formações específicas, conforme escolha e disponibilidade de cada um, de acordo com o cronograma abaixo: 

 

  • Encontro Coletivo Inicial (2h): 08 de fevereiro, às 18h;

  • Oficina de Design no Canva ( 02 aulas - Total: 4h): 10 e 12 de fevereiro (quarta e sexta), às 18h;

  • Oficina de Texto para Web (02 aulas - Total: 4h): 16 e 18 de fevereiro, às 18h;

  • Oficina de Podcast (02 aulas - Total: 4h): 22 e 24 de fevereiro, às 18h;

  • Oficina de Vídeo (02 aulas - Total: 4h):  23 e 25 de Fevereiro (ter e qui), às 18h;

  • Encontro Coletivo Final (2h): 04 de Março, às 18h.

 

Além do ciclo de oficinas pré-evento, durante os oito dias dos Colóquios, os participantes poderão, como parte integrante da formação, registrarem o Evento para a produção de peças gráficas, podcasts, vídeos para as redes sociais, textos e outros produtos a serem definidos pela equipe Cob-Colab. Ressalta-se a importância da participação e da colaboração para com o trabalho em equipe e a responsabilidade com prazos e trabalhos acordados. Nesta etapa da produção, prevê que cada participante tenha disponibilidade mínima de 4 horas.  Abaixo as datas definidas:

 

  • Evento ao vivo - Parte 1 - 09, 10, 11 e 12 de Março (ter a sex);

  • Evento ao vivo - Parte 2 - 16 e 17 de Março (ter e qua);

  • Socialização da Cobertura Colaborativa - 18 de Março (qui);

  • Evento ao vivo - Parte 3 - 19 de Março (sex).

 

Portanto, entre a fase de pré-produção (8h), produção e socialização final (4h), serão 12 horas de formação. Não sendo obrigatório: 1) a participação em todos os núcleos de produção, a não ser que seja um desejo do próprio participante; e 2) a participação na cobertura em todos os dias do Colóquio, evitando assim desgaste da equipe.  Para a certificação é necessário a participação de 75% da carga horária prevista.  

Sobre os núcleos de produção

 

A fim de garantir produtos áudio-scripto-visuais sobre o evento (podcast, hipertexto, arte gráfica, fotos e vídeos) para o site e redes sociais, a organização optou pela dinâmica de Núcleos de Produção. Dessa maneira, consegue-se ter uma dimensão geral do fluxo do processo de produção, ao mesmo tempo que tenta-se respeitar o interesse de cada participante em se aprofundar em determinada linguagem. Cada Núcleo de Produção contará com um(a) coordenador(a) que ficará responsável pela realização de uma oficina prática e também pelo acompanhamento da equipe ao longo do processo da cobertura colaborativa. A equipe de cada Núcleo será formada por até 15 participantes, cabendo a eles a responsabilidade de:

  • Núcleo de Texto: Criação de textos para o blog do Evento, Facebook, Instagram e LinkedIn;

  • Núcleo de Imagens: Criação de peças gráficas para divulgação nas redes sociais de cada dia do evento;

  • Núcleo de Vídeos: Produção de modelos de vídeos para serem realizados facilmente durante os dias do evento;

  • Núcleo de Podcast: Produção de áudios para serem realizados facilmente durante os dias do evento

 

Caberá a coordenação de Publicação e Divulgação definir estratégia de publicação e divulgação dos produtos (Whatsapp, Youtube, Instagram); Planejar os conteúdos produzidos pelos outros núcleos em um Trello e garantir prazos e agenda das produções. 

 

Equipe responsável por cada núcleo:

 

Isabela Rosa [coordenação e design] - Graduada em Licenciatura em Educomunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Atua em projetos educomunicativos desde 2011, com trabalhos na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Instituto Paulo Freire e Movimento Aliança pela Infância, com foco em infância e juventude, mediação tecnológica e desenvolvimento comunitário. É sócia criadora da Jogaderia e recentemente vem estudando a relação dos jogos de tabuleiro com a educação.  

João Lazaro [edição de vídeos] - Artista e educador, bacharel em artes visuais e mestrando em educação (Udesc). Integra projetos fundamentados na educomunicação desde 2015 e organiza a COMUNAVE - Companhia Multimídia de Audiovisual e Educomunicação. joao.lazaro@edu.udesc.br 

 

Olga Oliveira [texto] - Jornalista, Pós-graduada em Gestão de projetos. Proprietária da Oliveiras Soluções - Agência de lançamentos, que atua na criação de infoprodutos digitais (cursos digitais) do zero às vendas (construção do produto, construção do avatar (público alvo), roteiro e roteirização, gravação, publicação na plataforma de vendas e vendas), junto com o profissional (expert). Atua também na área de gestão de projetos. Autora do Livro: Rotas da Solidariedade: Gestão e comunicação servidora no terceiro setor. Ministra cursos de Gestão de Projetos em todo Brasil. 

 

Mariana Roncale [áudio] - Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação pela UFSC, na linha de pesquisa Educação e Comunicação. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Música na linha Educação Musical pela UDESC. Atualmente integra o Grupo de pesquisa Edumídia (UFSC) de Florianópolis. É musicista, atuando como clarinetista em diferentes grupos musicais. Possui experiências como professora de música e comunicação na educação infantil e no ensino fundamental, já coordenou projetos de Jornal Escolar e Rádio Escolar e ministrou palestras e oficinas sobre a temática. Apresentou e produziu os programas de rádio "Samba na Cumbuca" e "Escâmbio” da WebRádio Cambio-S. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.

 

 

Principais dúvidas / FAQ

 

  • O que é a cobertura colaborativa?

Uma atividade que reúne pessoas participantes de um evento, por exemplo, e as organiza como uma equipe de jornalismo para documentar tal evento e criar conteúdos de relevância, ao mesmo tempo em que a equipe dialoga, decide, ensina e aprende sobre as linguagens dos produtos criados e o seu conteúdo.

 

  • Quem pode participar?

Qualquer pessoa acima de 18 anos que tenha interesse em se aprofundar em práticas educomunicativas e experienciar diferentes linguagens e ferramentas midiáticas.

 

  • Quantas horas terei que me dedicar ao projeto?

Serão, no mínimo, 8 horas de formação nas linguagens audio-scripto-visuais e mais 4 horas de práticas durante o evento.

 

  • Haverá certificação de participação?

Sim, emitido pela Udesc, para quem participar de pelo menos 75% da carga horária total de atividades.

 

  • Como faço a minha inscrição?

Basta se inscrever nos Colóquios no link oficial de inscrição e marcar o interesse em participar da Cobertura Colaborativa. Serão selecionadas 60 pessoas. Caso haja mais inscritos, daremos prioridade às pessoas que atuam diretamente com a educomunicação (professores, pesquisadores e demais profissionais), estudantes e mulheres que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas.  

 

  • Posso participar de mais de uma oficina/núcleo de produção? 

Sim, pode participar. 

  • Facebook

APOIO:

© 2018 - 2021 por Educom Floripa

  • Facebook Social Icon