top of page

PROGRAMAÇÃO 2017

SEXTA-FEIRA, 10 DE NOVEMBRO

MANHÃ - Auditório da Reitoria (UNIVILLE)

8:30 // Credenciamento

9:00 // Abertura: Coral da UDESC de Joinville

9:30 // Conferência de Abertura - Diálogos Educomunicativos

Moderador: Msc. Rafael Gué Martini

- Ismar de Oliveira Soares (Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação - ABPEducom)

- Ademilde Silveira Sartori (Educom Floripa - UDESC)

Maria Tereza Quiróz (Universidade de Lima - Peru)

11h às 11h15min  // Coffee Break

MANHÃ - Salas de Aula (UNIVILLE)

11:20 // Rodas de Diálogos 

Pesquisas e Práticas Pedagógicas Educomunicativas (apresentação de experiências)

Objetivo: Integrar o Ensino, Pesquisa e Extensão da área de educomunicação em Santa Catarina.

Sala C302

  • Projeto de extensão Educom.Cine - Mariana Roncale e Jacline Lins - (CEAD/UDESC)

  • Itapoá - Projeto Resgatando Memórias - Carolina Guedes da Silva - ADEA Associação de Defesa e Educação Ambiental ADEA/Itapoá

  • A mídia dialogando com a escola: como superar este desafio? - Wanessa Matos Vieira - Educom Floripa ECT/CNPq;

 

Sala C303

  • Oficinas de Educomunicação Projeto Babitonga Ativa: Agenda Integrada de Ecocidadania - Fabiano Grecco (UNIVILLE)

  • São Francisco do Sul - Plano de Ação Coletivo -  Formando e informando: construção de conhecimentos sobre a Baía Babitonga - Gilvana Oliveira de Maia

  • Os desenhos animados e a Prática Pedagógica Educomunicativa na Educação Infantil: uma aventura dialógica no Estágio Curricular, Kamila Regina de Souza Brasil - Educom Floripa ECT/CNPq.

 

Sala C304

 

  • Educomunicação: um novo olhar para o ensino de língua inglesa no ensino médio. Mestranda  Luciana Souza de Oliveira - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica - NESEF Regional Planalto Catarinense (Uniplac)

  • 1˚ Congresso dos Pescadores Artesanais em Defesa dos Territórios Pesqueiros da Babitonga - Leopoldo Cavaleri Gerhardinger - Coletivo Memórias do Mar.

  • Garuva - Socialização de Vivências Projeto Babitonga Ativa no município de Garuva - Adriane Beatriz Moecke Galando

 

Sala C311

  • A literatura infantil como processo educomunicativo - Mestranda Luciana Nunes Garcia Ferreira - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica - NESEF Regional Planalto Catarinense (Uniplac)

  • Práticas Educomunicativas: leitura de imagens e construção de narrativas - Monalisa Pivetta da Silva - Educom Floripa ECT/CNPq

  • Práticas Jornalísticas na Educomunicação: formação cidadã e pensamento crítico  - Johnny Ribas, Jornalista e Educador Social - Professor Pesquisador no IFPR

 

Sala C312

 

  • Joinville - Ações de limpeza no manguezal de Joinville "Educando sobre a Baía Babitonga" - Katia Baeta, Kari Ane M. da Costa e Ana Lucia Faleiro (Coletivo Ação de Limpeza voluntária de  Mangues, Praias e Rios de Joinville e Agenda Integrada de Ecocidadania - AIE/ Projeto Babitonga Ativa - Univille)

  • Letramento Midiático - Patrícia Zimerman (ECA/USP)

  • Formação educomunicativa: ações no  ensino básico - Vanice dos Santos - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica - NESEF Regional Planalto Catarinense (Uniplac) e Assessora pedagógica em educomunicação da 23 Cre de Vacaria/RS.

13:00 // Intervalo para o Almoço

 

TARDE - Salas de Aula e Laboratórios de Informática (UNIVILLE)

14:00 às 18:00 // Oficinas - Clique nos nomes para ver os currículos dos oficineiros

> Rádio na escola

Oficineira: Mariana Roncale Martins

Fundamentar práticas pedagógicas relacionadas aos fazeres radiofônicos no espaço escolar partindo de reflexões relacionadas a valorização da rádio como uma mídia sonora, inventiva, transmissora de ideias e criativa. Os gêneros radiofônicos e seus aspectos técnicos de produção e realização. As rádios escolares hoje: transformações e atualidades. Local: Laboratório C116

> Cyberbullying: caminhos para o combate no âmbito educativo

Oficineira: Fernanda Lino

A oficina busca, inicialmente, apresentar um panorama sobre o cyberbullying para sensibilizar os participantes sobre a importância da temática no âmbito educativo. Pretende, também, refletir como a criação de ecossistemas comunicativos contribui para a discussão e a superação do cyberbullying no espaço escolar. Portanto, o objetivo geral da oficina é desenvolver, junto aos participantes, produtos educomunicativos para refletir sobre as estratégias de combate ao fenômeno. Local: Laboratório B121

 

> Letramentos na cultura digital: sensibilizações, índices e dispositivos para práticas pedagógicas educomunicativas

Oficineiro: Thiago Reginaldo

Apresentar e discutir conceitos de alfabetização e letramento na cultura digital; analisar índices da cultura digital no ambiente escolar; apresentar tecnologias e mídias para os processos de comunicação e letramento na prática pedagógica; identificar bancos gratuitos e abertos de recursos audiovisuais, direitos autorais e licenças.

Local: Sala C311

> Práticas Pedagógicas Educomunicativas e questões gênero: oficina de sensibilização a partir do dispositivo da telenovela Gabriela

Oficineiras: Elizane de AndradeKamila Regina de Souza

A oficina pauta-se na perspectiva da Prática Pedagógica Educomunicativa (PPE), sendo parte integrante da metodologia de pesquisa da tese de doutorado desenvolvida pela Profa. Ma. Elizane de Andrade a partir de pequenas “profanações” Agamberianas da telenovela Gabriela (2012) compreendida, aqui, como um dispositivo pedagógico para sensibilização de professoras e professores na sua formação inicial e continuada quanto aos papéis sociais de gênero e sexualidade.

O objetivo geral da oficina é experienciar com o grupo um momento de reflexão e debate, com o intuito de utilizar a telenovela como dispositivo pedagógico. 

Local: Sala C312

> Educomunicação:  possibilidades das mídias digitais para a educação

Oficineiros(as): Vanice dos SantosAnne Carolina Rodrigues Klaar, Luciana Nunes Garcia Ferreira
Luciana Souza de Oliveira

Apresentação de conceitos e/em práticas educomunicativas. Aproximação das perspectivas tecnológicas e educomunicativas. Situações cooperativas de aprendizagem. Potencialidades de  aplicativos. Atividades educomunicativas em ambientes digitais. Local: Laboratório E405

> Animação na educação 

Oficineiro: Chicolam - Instituto Caranguejo de Educação Ambiental

Técnicas de animação e animação digital para a educação. Local: Centro de Artes e Design (CAD) Sala de Desenho > 2º andar

> Oficina de Audiovisual: Cobertura Colaborativa (para jovens e adolescentes) - das 9h às 19h. 

Oficineiros: Eleonora de Aguiar CasaliJoão Ricardo Cararo Lazaro

A oficina tem a duração de 12h e cria uma oportunidade de experienciar a prática em audiovisual. Passando por todas as etapas da produção de um curto vídeo, que será uma cobertura colaborativa do evento. Local: Sala C315

TARDE - Auditório da Reitoria (UNIVILLE)

14:00 às 18:00 // CinEducom

Exibição de filmes resultantes de projetos educomunicativos do estado:

- Luz Câmera Educom! - Episódio 1 (2015, 26min)

- Luz Câmera Educom! Vida.com - Episódio 2 (2016, 26 min)

- Curtas 2016 Educom.Cine - seleção de uns 4 curtas

- Filmes produzidos no Projeto Babitonga Ativa ( 6 curtas metragem, 6 sarais culturais, cobertura do encontro de jovens)

- Filmes da Expedição Memórias do Mar (Coletivo Memórias do Mar)

- Lançamento do documentário "Memórias: quem conta essa história?" (ADEA/Itapoá 2017)

18:00 às 18:15 // Intervalo

18:30 // Socialização e apresentação dos resultados das oficinas

19:30 // Encerramento 

> Agradecimentos - Rafael Gué Martini

bottom of page