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Debate aborda a Educomunicação nas Políticas Públicas de Saúde

Carolina Araújo Aguiar Franco - Uberlândia/MG | Equipe da Cobertura Colaborativa dos Colóquios* Qual Educomunicação nas Políticas Públicas de Saúde? Esse questionamento foi tema do V Debate promovido pelo VIII Colóquio Ibero-americano e IX Colóquio Catarinense de Educomunicação. Para o debate reuniram-se virtualmente os professores Ma. Irma Neves (UNESP) e Dr. Claudemir Viana (ECA/USP) sob a mediação do também professor Dr. Marciel Consani (USP) e auxílio dos intérpretes de Libras Stephanie Vasconcelos e Giliard Kelm. Como forma de demonstração de respeito às mais de 270.000 vítimas de Covid-19 no Brasil, fez-se um minuto de silêncio. Na sequência a palavra foi passada à Profa. Irma Neves que apresentou de forma detalhada o projeto implementado pela Secretaria de Saúde de São Paulo em parceria com profissionais de Educomunicação, o Educom.Saúde. O projeto vigente desde 2019, ainda na modalidade presencial e hoje tendo sua manutenção de maneira remota foi desenvolvido, primeiramente, em cerca de 80 municípios com mais de 100 mil habitantes contemplando o Programa Estadual de Vigilância e Controle das Arboviroses (doenças transmitidas por insetos e aracnídeos). Como meta buscou-se através da Educomunicação a conscientização e mobilização social para o controle e combate das arboviroses. No total alcançou-se a capacitação de 200 profissionais de saúde das regiões da Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Baixada Santista, Campinas e Bauru, com o desenvolvimento de projetos que puderam ser aplicados em suas regiões. Segundo a Profa. Irma, os resultados positivos dessa capacitação começaram a aparecer já em 2019, em algumas cidades com projetos variados como: limpeza e coleta de entulhos em vias públicas, implementação de brigadas contra a dengue, entre outros. Sendo assim, o projeto já tem uma expectativa de expansão para até 2022 com envolvimento de aproximadamente 250 novos municípios com população habitacional acima de 5 mil. O impacto positivo se deu pelo envolvimento efetivo dos profissionais de saúde em parceria com a comunidade, pois como disse a Profa. Irma “A Educomunicação é um trabalho que devemos fazer “com” e não “para”, ou seja, muito mais colaborativo e eficaz”. O Prof. Dr. Claudemir Vieira , também coordenador da ABPEducom (Associação Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação) abriu sua participação no debate salientando a importância dos estudos e pesquisas em educomunicação, a fim de expandir e aprimorar os princípios dessa prática bem como apresentá-las às outras áreas sociais, através da capacitação de seus profissionais. O professor fez uma breve apresentação do curso desenvolvido com a perspectiva de dar continuidade ao processo de capacitação desses profissionais, agora de forma totalmente remota, através da plataforma Moodle e de encontros virtuais entendendo e se adaptando à nova realidade brasileira de distanciamento social, valorizando a necessidade de não interrupção desses processos de ensino e assessoria. Após a explanação do prof. Claudemir o debate foi estendido aos participantes, que puderam trazer suas contribuições e questionamentos através do chat. Leidyane Ramos foi uma das participantes desse chat declarando “a motivação que os projetos educomunicativos trazem, um ânimo em meio à tantas tristezas por causa da pandemia”. Salientando a necessidade da prática coletiva da educomunicação, Viana afirmou que “a essência dos projetos educomunicativos está em agir em parceria, em conjunto, de forma dialógica do princípio ao fim” , pois aí está “a força, o potencial de transformação da realidade” , integrando sempre o saber e o agir. Em concordância com as ponderações do professor, Neves encerrou sua participação destacando a sua crença na educomunicação como “possibilidade de transformação, primeiro em nós mesmo e depois na saúde pública do país”. O debate foi encerrado com manifestações de interesse e agradecimentos dos participantes, ainda via chat, que destacaram a relevância do tema discutido e as excelentes considerações dos professores envolvidos no evento, lembrando que o colóquio que iniciou no dia 09 de março encerrou no dia 19 de março e suas apresentações poderão ser acessadas posteriormente na plataforma Youtube, no canal Educom Floripa. Clique aqui e acesse a apresentação da Ma. Irma Neves.

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